Impressionante como uma simples afta pode ser incômoda. Apesar de pequenina, ela atrapalha na hora de comer, beber e até de falar. E mesmo sendo uma úlcera da mucosa bastante comum na população, não existe nenhum estudo que defina ao certo a sua causa. Para alguns, o fator estresse e nervosismo são decisivos. Para outros, alguma medicação em uso ou até mesmo a deficiência de minerais e vitaminas podem ser a causa.
Leandro de Castro, dentista do Programa de Saúde da Família (PSF) de Fortaleza, explica que o ideal é tentar criar uma relação com o que pode ter causado a afta. Se for um alimento, procurar evitar. O dentista destaca que, se a lesão causar um incômodo maior, a pessoa pode usar algum remédio contra a dor, mas acrescenta que, assim como a ferida aparece, ela desaparece naturalmente.
Aftol
Para quem sofre com as famosas aftas, já existem medicamentos contra o problema. Um deles, criado recentemente pelo professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFCE) Marco Antônio Botelho, é feito à base de alecrim e pimenta, e promete alívio imediato.
A novidade ainda não foi lançada, mas, ao que tudo indica, na próxima semana estará circulando no mercado com o nome de Aftol. “A vantagem é a eficácia. Outro diferencial é que ele age durante do dia inteiro”, afirma Botelho.
Fonte: Diário do Nordeste.