Passou o tempo em que as pessoas procuravam dentista somente para tratar um dente problemático. Hoje a maioria da população já se conscientizou de que consultas periódicas ao especialista são importantes para manter uma vida saudável. Além disso, a procura para manter um sorriso bonito é cada vez maior, pois não se trata somente de uma questão de estética, mas também de autoestima e de bem-estar.
Segundo a cirurgiã-dentista Gisele de Bortolli Raulli são inúmeras as especialidades, que podem tratar desde pequenas correções, até intervenções mais rigorosas. “Muitos pacientes procuram o consultório, pois não gostam de determinado aspecto do sorriso e isso acaba afetando a autoestima. Às vezes são detalhes pequenos, mas que fazem bastante diferença para quem está incomodado”, afirma.
De acordo com a dentista as correções mais comuns são a utilização de facetas, jaquetas e lâminas de porcelanas, que evolvem os dentes que possuem algum desgaste, falha ou que foram quebrados. “Essas correções são feitas para deixar o sorriso mais homogêneo, pois são aplicadas na superfície de dentes manchados, quebrados ou em formato irregular. O material utilizado pode ser resina ou porcelana que imitam a cor do dente”, explica Gisele.
O clareamento dental também é outro tratamento muito utilizado. Isso porque é comum os dentes ficarem amarelados ou manchados, seja por conta da idade ou por alguns hábitos como fumar e ingerir substâncias que podem manchar os dentes. “O clareamento se tornou popular e pode ser feito de duas formas: em casa com o uso diário de uma moldeira que contém um gel branqueador ou no consultório com a aplicação de laser”, esclarece a dentista.
Além dessas técnicas, Gisele explica que a intervenção para correção gengival também é bastante procurada. Nesse caso, é realizada uma cirurgia periodontal que vai modificar o contorno e o formato da gengiva, alterando também o tamanho do dente. “Muitas pessoas reclamam do tamanho da gengiva em relação ao dente, o que esteticamente pode causar algum desconforto no momento de falar e de sorrir. A cirurgia corrige essa falha, porém, requer cuidados de pré e de pós-operatório”, comenta.
Para a dentista a questão estética pode fazer diferença no relacionamento interpessoal e é recomendada para aqueles que se sentem incomodados. “Alguns pacientes chegam ao consultório tão envergonhados que mal conseguem conversar espontaneamente, pois ficam retraídos em expor algum problema no sorriso. Esses casos são mais extremos, pois afetam também a rotina da pessoa e não podem ser tratados somente como um problema estético”, finaliza.
Fonte: Pan@shop.