Boa higiene bucal colabora para eliminação de cáries

Escovando os dentesA eliminação da cárie dentária depende do esforço das autoridades, na promoção da educação básica sobre saúde e de um sistema de saneamento básico melhor, disse ontem o odontologista Luís Narciso Baratieri, professor titular na Universidade Federal de Santa Catarina, no Brasil.

“É urgente a intervenção das autoridades na eliminação da cárie antes que as coisas se agravem. O primeiro passo é a existência de uma rede normal de abastecimento de água, com flúor, que é imprescindível para o êxito no controle da cárie dentária”, salientou o especialista no encerramento do I Congresso de Medicina Dentária, que decorreu durante três dias na Universidade Jean Piaget.

Luís Narciso Baratieri sublinhou que a população deve saber quais os cuidados ter com a boca e os sérios riscos de saúde que corre caso não trate bem dos dentes. “Todas estas medidas são mais importantes do que a existência de um dentista, porque se investirmos na prevenção da cárie, os custos no tratamento são reduzidos significativamente”, salientou. Baratieri, referindo a realidade no Brasil, disse que a cárie dentária deixou de ser um problema público graças ao investimento que as autoridades fizeram há 20 anos, com a criação de uma política pública onde todos os sistemas de abastecimento de água contêm flúor.

Além do produto para tratar a água, a prática de higiene, como escovar os dentes logo após as refeições,  e usar o fio dental, beber muita água e reduzir o consumo de açúcar, produz bons resultados, por ser fácil.

Fonte: Jornal de Angola.

Copyright 2025. Todos os direitos reservados.