Cuidados com os dentes de leite

Os bebês ganham seus primeiros dentinhos por volta do sexto mês, nem sempre a regra é mantida, em alguns bebês os primeiros dentinhos podem nascer entre o terceiro e o quarto mês. Normalmente, a dentição do bebê se completa entre o vigésimo quarto e o trigésimo sexto mês de vida.

Buffalo Bills Metal Garden Sign, Discount Dallas Cowboys Jerseys, wholesale jerseys,Men’s Miami Dolphins New Era Aqua Pop Flip 59FIFTY Fitted Hat., wholesale nfl jerseys from china, Cheap Jerseys china

Neste período, em que os dentes surgem naturalmente, os bebês apresentam alguns sintomas: aumento da saliva, devido à maturação das glândulas salivares, que deve ser percebida de acordo com à dificuldade do bebê em engolir a mesma; diarréia, devido à contaminação dada pela fase em que a criança leva tudo à boca, e ao chupar os dedinhos; febre baixa e passageira; irritação local (vermelhidão) causada pela pressão que o dente exerce sobre a gengiva para rompê-la.

No mercado podem ser encontrados mordedores macios recheados por gel, que devem ser mantidos na geladeira, pois o efeito “geladinho”, alivia a irritação da gengiva causada pela pressão dos dentes. Algumas vezes é necessário que a mãe lance mão de anestésicos tópicos não irritantes. Use somente se a irritação for grande, e mesmo assim deve seguir indicação do pediatra ou odontopediatra.

A higienização ou escovação deve ser feita antes mesmo dos dentes nascerem, para isso são usadas dedeiras de silicone ou gaze molhada com água filtrada, que devem ser levemente esfregadas na gengiva do bebê. Após o nascimento dos primeiros dentinhos, a higiene deve ser feita com uma escova apropriada para bebês, sendo macia e reduzida. Já os cremes dentais devem ser evitados para os bebês não engolirem essas substâncias.

Sobre mamadeiras e chupetas podemos dizer que elas podem prejudicar o posicionamento dos dentes em formação, pois todo hábito quando prolongado prejudica o posicionamento da língua e da musculatura bucal, devendo serem eliminadas aos poucos até no máximo 3 anos.

Os antibióticos tão discutidos, não é certo que prejudiquem, mas devem ser sempre administrados em doses corretas, indicadas pelos seus médicos. As cáries em bebês surgem quando a amamentação de líquidos é acrescida de açúcar ou mel, principalmente no período noturno, mantenha sempre a higiene, principalmente à noite, pois a noite a criança fica mais suscetível às cáries devido a diminuição do fluxo salivar. Os primeiros sinais de cáries em bebês são percebidos quando notamos pequenas manchas brancas e opacas, elas são difíceis de serem notadas, por isso as mães devem ficar de olho nas gengivas dos bebês.

Toda criança deve passar pela primeira consulta ao dentista antes mesmo do aparecimento dos primeiros dentes, assim como a educação preventiva deve ser implantada o quanto antes.

Copyright 2025. Todos os direitos reservados.