Estamos fazendo certo ?

fio

Para escovar os dentes, você coloca creme dental por toda a extensão das cerdas da escova, faz a escovação em uma média de 40 segundos, passa o fio dental entre os dentes e finaliza fazendo bochecho com o enxaguante bucal?

Se este é o procedimento que você considera correto, saiba que ele contém falhas.

O ideal é utilizar pouco creme dental,Açai do Brasil pois, em excesso, ele mascara as pontas das cerdas da escova, diminuindo a eficiência delas. Além de causar muita espuma, o que pode prejudicar a visualização ao escovar os dentes. Recomenda-se, que a quantidade de creme dental seja do tamanho de uma ervilha, ou cerca de um centímetro.

Frequentemente, resíduos alimentares infiltram no espaçamento entre os dentes, onde a escova não chega.

Uma boa escovação dental deve levar no mínimo dois minutos, de forma que todas as superfícies dos dentes sejam escovadas. A escova deve ser posicionada em um ângulo de 45 graus e, em seguida, girá-la de forma que as cerdas se afastem da gengiva. Para a parte interna dos dentes da frente o ideal é posicionar a escova de forma vertical na face posterior dos dentes e depois tracioná-la para fora da boca como quem ‘varre’ a sujeira para fora.

O fio dental deve ser o primeiro passo da higiene bucal, pois a intenção é remover resíduos e, principalmente, impedir a formação da placa bacteriana, uma vez que estes detritos foram descolados da superfície do esmalte, para, então, a escovação dar conta do restante da limpeza. Portanto , se uma pessoa passa o fio dental após a escovação, a limpeza fica comprometida, já que a sujeira que estava entre os dentes permanecerá na boca.

Uma parte da boca frequentemente deixada de lado é a língua e nem todo mundo dá a devida importância à sua limpeza. Muitos não sabem, mas, o limpador de língua que vem em muitas escovas de dente, pode estimular o paciente a fazer movimento de vai e vem, sendo esta prática prejudicial, pois acaba espalhando a sujeira. O ideal mesmo é o raspador de língua, que não possibilita esse movimento. Na verdade, a limpeza deve ser feita em apenas um sentido.

Vale ressaltar que os enxaguantes bucais neutralizam demais a cavidade bucal e isso faz com que as defesas fiquem mascaradas na boca por um período, deixando aquela área mais suscetível aos vírus e outras bactérias. A escovação noturna é a mais importante. Durante o sono o fluxo salivar diminui e, se houver resíduos alimentares na boca, as chances de o paciente ter problemas dentais aumentam, pois as condições são propícias ao desenvolvimento bacteriano e, consequentemente, de gengivites e cáries.

 

Fonte: Revista – Odontologia de Grupo

Copyright 2025. Todos os direitos reservados.