O flúor no combate às cáries

Famoso por sua capacidade de aumentar a resistência do esmalte dentário contra a desmineralização e consequente lesão de cárie, o fluoreto de sódio, é um grande aliado da saúde bucal das crianças. O produto auxilia ainda na remineralização de lesões em estágios iniciais, como as lesões de mancha branca ativa e na maturação pós-eruptiva, fortalecendo o dente recém-irrompido.

Para muitos pacientes infantis o flúor presente na água e nos cremes dentais é suficiente, no que diz respeito à prevenção da cárie. Em crianças com alto risco para o desenvolvimento da doença cárie, independente da idade, ele pode ser aplicado pelo cirurgião-dentista após consulta, exame clínico e avaliação de riscos. “Sua aplicação deve sempre vir acompanhada de um programa preventivo, sendo parte integrante da fase de educação, motivação e conscientização do paciente quanto à importância da saúde oral, controle da dieta, higienização correta e profilaxia profissional periódica”, explica a Professora da USP (Universidade de São Paulo), Dra. Sandra Kalil Bussadori, Expert em Flúor e Odontopediatria.

Os cremes dentais, especialmente para o público mirim, ajudaram a popularizar os benefícios do flúor. “Devido às suas vantagens, os cremes fluoretados são, frequentemente, indicados pelos dentistas. Os pais e pacientes precisam ser orientados quanto à quantidade de dentifrício recomendada, que é mínima, praticamente um grão de arroz”, aconselha a profissional.

O flúor é um importante aliado da Odontologia no controle e tratamento da doença cárie em seus estágios iniciais. A indicação da necessidade, do tipo de produto e da frequência da aplicação tópica de flúor deve ser individualizada e ser baseada na análise de risco e de atividade de doença cárie.

Para cada uma das formas de apresentação do produto existe uma correta aplicação. Vale lembrar que o flúor é um medicamento, e não deve ser utilizado sem necessidade.

Fonte: Segs.

Copyright 2025. Todos os direitos reservados.