Saúde dental mesmo sem dentinhos

Engana-se a mamãe que acha que deve se preocupar com a limpeza da boca e dos dentes do bebê só depois que os dentinhos surgem na boca. Os dentes do bebê ainda não aparecem, mas já estão em formação dentro da gengiva. Os restos de leite que ficam na boquinha ajudam os micróbios da cárie a se desenvolver.

Men’s Chicago Bears G-III Sports by Carl Banks Navy The Wild Card Pullover Hoodie, cheap jerseys, wholesale nfl jerseys,Chicago Bears Woodrow Guitar Guitar Strap., wholesale nfl jerseys from china, Cheap Jerseys china

Os primeiros dentes nascem ao redor do sexto mês de vida, mas a limpeza da boca deve começar antes, (com uma gaze ou fralda molhada em água filtrada, passar por toda a boca da criança, limpando gengiva, bochechas e língua após cada mamada).

Assim, desde pequenina a criança se acostuma com a intervenção na boca, não dando trabalho quando começar a ir ao Odontopediatra e com hábitos orais corretos. A amamentação até os seis meses é importante para o desenvolvimento dos ossos da face. Com isso, pode-se prevenir a falta de espaço para os dentes nascerem no futuro.

Mas a mamadeira deveria ser retirada ao final do primeiro ano de vida e evitado o uso chupetas durante o sono, pois esse hábito afeta os dentes. E o uso da mamadeira noturna, principalmente com mel, açúcar, doces em geral pode gerar a conhecida “cárie de mamadeira”.

Caso a criança se alimente à noite, a mamãe deve fazer a higienização da boca da criança mesmo que esta esteja dormindo. Outro fator importante que as mamães devem observar é a possível existência de “sapinhos” que são fungos que cobrem a língua e a mucosa da boca com uma película branca.

Para prevenir esta infecção é importante limpar o peito após cada mamada e secá-lo. É importante detectar a presença dos fungos porque se não tratados antecipadamente eles podem passar para o intestino provocando entre outra coisas, diarréias.

A boa higienização oral desde bebê é um bom começo para uma dentição saudável no futuro. Leve seu bebê ao dentista a cada seis meses, a partir dos seis meses de vida da criança para a prevenção de cáries.

Copyright 2025. Todos os direitos reservados.